Agentes de trânsito de Ilhéus finalizam curso de formação e irão para as ruas

 

Dando continuidade a formação dos novos agentes de trânsito do Município de Ilhéus, que foi iniciado no dia 16 do último mês, foi encerrada na última terça-feira (31), com mais um módulo dos nove que compõem o curso – o módulo de primeiros socorros, ministrado pelo Soldado Bombeiro Davi Barbosa. A capacitação tem a pretensão de possibilitar as condições ao Agente de Trânsito para o atendimento, nas vias públicas, de situações de socorro e atendimento emergencial para as vítimas de acidentes e ou de mal súbito.

 

As aulas teóricas e práticas ocorreram em dois dias, na sede do Telecentro na Avenida Canavieiras e contou com simulações de atendimentos emergenciais e acidentados no trânsito com vários tipos de traumas e males súbitos como desmaios. Dentre os tipos de traumas foram vistos fratura de coluna cervical; parada cardiorrespiratória - RCP; engasgo; hemorragias; Trauma Crânio Encefálico (TCE); queimaduras; imobilização e transporte das vítimas de acidentes, dentre outros.

 

Ministrado pelos agentes de trânsito e diretores do Sindatran, Valério Bomfim e Danilo Cruz, a capacitação envolve a utilização de seis módulos. Entre os diversos assuntos, destacam-se os seguintes: Trânsito (história e legislação), Agente como autoridade de trânsito (poder, ética e cidadania, entre outros), Noções de engenharia de trânsito (educação, primeiros socorros, direção defensiva), Operações de trânsito, (emergenciais e programadas e mobilidade urbana.), Fiscalização de trânsito (autuação e fiscalizações específicas, como transporte escolar, coletivo, táxis, e transporte de turismo, entre outros) e Legislação de trânsito (Código de Trânsito Brasileiro, Resoluções do Contran, portarias do Denatran, leis, decretos e portarias municipais e demais leis relacionadas).

 

De acordo com o agente e instrutor Valério Bomfim, com o objetivo de conciliar as aulas teóricas com aulas práticas, os novos agentes já estão nas ruas da cidade desde o último dia 24. A expectativa do governo municipal é que outros quarenta agentes de trânsito, também aprovados durante o concurso público de maio de 2011, sejam convocados neste segundo semestre, conforme acordo coletivo celebrado pelo Município com o Sindicato dos Agentes de Trânsito do Estado da Bahia (Sindatran).